
A história dos smartphones começa bem antes do lançamento do primeiro celular, até porque para se falar de celular, antes devemos falar de Telefone. O telefone foi criado pelo cientista americano Alexander Graham Bell no ano de 1876. Esse breve resumo nos ajudará a mensurar qual foi o intervalo de tempo entre a criação do telefone e do telefone celular.
No ano de 1947, estudos conduzidos pela Bell Labs, ou Nokia, começaram a trabalhar em protótipos de rádios comunicadores, o que é visto por muitos como um ancestral do atual celular. Para esse protótipo a Bell desenvolveu um sistema telefônico que era interligado por antenas, conhecidas como células. Os soviéticos em 1955, chegaram perto do que seria um, porém só poderia ser utilizado quando conectado a veículos. Um ano depois a Ericsson realizaria o mesmo feito nos Estados Unidos.
Mas oficialmente o telefone celular só seria apresentado ao mundo em abril de 1973, quase 100 anos depois da invenção do telefone. Nesse dia, o engenheiro da Motorola, Martin Cooper, em frente ao hotel New York Hilton, no qual se hospedava, realizou a primeira ligação telefônica móvel da história, como seu celular. O mundo assistiu impressionado mas foi apenas no ano de 1984 que a Motorola liberou ao público o DynaTac 8000X.

Esse aparelho marcou a primeira geração de telefones, que durou até o início da década de 90, onde surgiram sistemas como CDMA, que nada mais era que um novo método de comunicação entre os telefones.
Na década de 90 os celulares chegaram ao Brasil, com o modelo Motorola PT-550, onde o componente que capturava a voz era dobrado em cima do teclado, como um flip, além claro de ter a clássica anteninha.
No final dessa década chegava o primeiro telefone em barra, o Nokia 6160, que tinha um design mais ergonômico e um preço mais acessível, o que fez dele o produto mais vendido da Nokia na década de 90. Pouco antes dele tivemos a chegada de celulares conectados a internet, embora na época o uso fosse limitado a tarefas como ler e-mails, isso foi de extrema importância para o que viria a seguir.
A terceira geração de telefonia móvel chegou ao mundo em 2002, com o Nokia 6650. A evolução dessa geração garantiu tecnologias como camera digital, tela colorida, conexão com a internet, gps e até bluetooth. Neste ano chegou ao mercado o BlackBerry 5810 que foi considerado o primeiro smartphone da história, esse enviava e mails, organizava planilhas e tinha diversas outras funções, entretanto o celular possuía tantos componentes que não sobrou espaço para alto-falantes, o que obrigava os seus donos a utilizarem fones de ouvido.
Em 2007 a Apple embarcou no mundo dos telefones celulares, quando lançou o primeiro iPhone, que era um smartphone com touchscreen, além de ser ultra fino e elegante. Como era de se imaginar o iPhone foi um sucesso absoluto, chegando ao ponto de ter pessoas acampadas nas filas apenas esperando o lançamento da empresa de Steve Jobs.
Desde o lançamento do iPhone, os celulares evoluíram muito, e atualmente temos câmeras full HD, ampla conexão com a internet, sistemas operacionais semelhantes aos de computadores e muito mais. Por conta disso, os telefones celulares se tornaram algo comum, e hoje a maioria da população tem o seu próprio smartphone.
Legal, né? Veja no nosso site os nossos outros artigos e descubra as maiores histórias e inovações da tecnologia!
Comments