top of page

Como surgiu o ARMAZENAMENTO?

Foto do escritor: Centrípeta FilmesCentrípeta Filmes

Conheça a história do armazenamento | TALKDATA

ANTES E DEPOIS DO DISQUETE


O disquete é um disco magnético removível, criado em 1967 por uma equipa de pesquisadores da IBM liderados por Alan Shugart. Essa invenção tinha o intuito de armazenar dados, e possuía uma capacidade de armazenamento de aproximadamente 5,76 MB. O disquete se tornou popular por conta de diversos fatores, dentre eles podemos listar que ele era móvel e de fácil acesso de todos em geral.


Em 1980 tivemos a chegada do ST-506, o primeiro disco rígido compacto com capacidade de 5MB. Anos antes, em 1972, foi lançado o primeiro disco rígido oficial, o Memorex, porém ele não teve o impacto e o apelo do ST-506. Esse disco rígido deu origem a todos que viriam em seguida.


No ano de 1987 surgiu a fita DAT, ou Digital Audio Tape, que era utilizada para a gravação digital. Essa fita foi apresentada pela Sony, para ser utilizada com fins musicais, e se tornou um dos menores dispositivos com mais capacidade de armazenamento na época. O seu sucesso se deu principalmente no meio profissional.


Nos anos 90 surgiram os CDs, que eram discos finos utilizados para gravar dados. Os CD-R, como eram conhecidos, vem do inglês Compact Disc - Recordable. Nessa mesma década surgiram os MiniDiscs que seguiam o mesmo conceito do disco comum, mas agora com o objetivo de focar mais em arquivos de áudio.

Em 1996 tivemos a chegada do Seagate Barracuda, que tinha o armazenamento de 2.5 gigas, e foi muito importante para o que conhecemos hoje como disco rígido, isso porque ele trouxe velocidade para o armazenamento.


O primeiro armazenamento USB, ou Universal Serial Bus (porta serial universal), surgiu em 1998 pela empresa suíça M-Systems. Esse USB tinha a capacidade de armazenar 8MB.


No ano de 2006 chegaria a primeira unidade de estado sólido, do inglês Solid State Drive, o famoso SSD. Esse drive possuía a capacidade de 32GB de armazenamento. Pouco tempo depois, em 2010, a Western Digital lançou o primeiro disco rígido de 3 terabytes, com o tamanho de 3,5 polegadas. E assim a tecnologia foi avançando.



AGORA


Hoje em dia nós temos o armazenamento em nuvem que, por mais estranho que pareça, surgiu como conceito lá em 1957. Essa concepção foi criada por John McCarthy. Mas foi só em 1997, que o termo computação em nuvem nasceu oficialmente em uma palestra do professor de sistemas Ramnath Chellappa. Assim, em muito pouco tempo, as empresas começarão a trocar sua infraestrutura de hardware por serviços disponíveis na nuvem. Sendo que em 2006, a Amazon lançou o Amazon Web Services (AWS), um serviço de armazenamento em nuvem.



Dessa forma, a nuvem tem se tornado a palavra do momento no sentido de armazenamento e segurança digital. E todos os anos temos mais mídias físicas que armazenam cada vez mais informação, só o tempo irá mostrar mas por enquanto nuvem parece ser o futuro.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page