
A técnica básica de datilografia consiste em manter os pulsos erguidos, ao invés de apoiá-los sobre a mesa, pois isso pode causar síndrome do túnel carpal. O datilógrafo deve manter os cotovelos ao lado do corpo, levantar ligeiramente as mãos sobre o teclado. A maneira mais eficiente de datilografar é manter os olhos na tela do dispositivo, corrigindo possíveis erros mais rapidamente. Essa técnica se chama datilografia por toque.
Quando não a utiliza, diz-lhe que a pessoa está "catando milho". Atualmente, quase todo teclado possui marcas sobre as letras "F" e "J", que servem para o datilógrafo encontrar a posição inicial de digitação apenas com o tato. Para pôr os dedos na posição inicial, basta colocar os dedos indicadores sobre as teclas marcadas, e os outros dedos sobre as teclas imediatamente vizinhas.
História da Datilografia
Até o final do século XIX, a produtividade era um dos maiores obstáculos nas empresas. Todos os documentos estavam escritos à mão. Não tinha nenhuma tecnologia que facilitasse a rotina dos profissionais.
Após esse período, a máquina de escrever trouxe mudanças para um cenário que sofria com a lentidão nas entregas, retrabalho e os altos custos com papéis. Geralmente, o datilógrafo experiente alcançava a marca de cem palavras por minuto com a nova tecnologia.
O que poucas pessoas poderiam imaginar é que a datilografia ajudaria muitos profissionais no mercado de trabalho. Quem tinha um curso de datilógrafo tinha mais oportunidades nas empresas da época. Sem dúvidas, escrever à máquina era uma das habilidades mais importantes daquele período.
A evolução dos computadores fez com que a máquina de escrever fosse substituída pelos teclados. Com isso, o profissional de datilografia teve que se adaptar ao novo formato de trabalho. Apesar das diferenças de teclados, a mudança, como se sabe, foi a melhor possível. A noção de datilografia é usada como sinônimo de mecanografia. Ambos os termos se referem à técnica desenvolvida ao usar o teclado de uma máquina de escrever.
É possível distinguir entre escrita à mão e escrita à máquina. No primeiro caso, a pessoa deve traçar os caracteres manualmente, usando um lápis, uma caneta ou um acessório similar. A escrita à máquina, por outro lado, é realizada com um teclado: o sujeito deve pressionar as teclas para que os caracteres aparecem em um papel ou em uma tela.
A datilografia, portanto, está vinculada a esse segundo mecanismo de escrita. Durante muito tempo, a disciplina esteve associada a máquinas de escrever, embora ao longo dos anos a técnica tenha sido aplicada a computadores.
As máquinas de escrever originais eram mecânicas: quando a pessoa pressionava uma tecla, era ativado um mecanismo que imprimia o caractere no papel através da tinta que era aplicada. Surgiram então as máquinas elétricas e, posteriormente, os computadores, com os quais os caracteres aparecem na tela por meio de um sistema digital. A configuração dos teclados, nesse quadro, não foi muito modificada; portanto, a digitação manteve sua essência.
A posição das mãos, a localização dos dedos no teclado e a postura corporal são alguns dos problemas analisados pela datilografia para fazer com que um indivíduo possa escrever rápida e corretamente sem ter necessidade de olhar para as teclas.
Diferença entre datilografia e digitação?
O Datilógrafo tinha a máquina de escrever como a sua ferramenta de trabalho. Na história, o primeiro registro de uma tecnologia desse porte foi feito em 1714 para Henry Mill. Ela foi construída para melhorar a legibilidade dos conteúdos e padronizar os documentos.
Ao longo do tempo, o equipamento foi evoluindo. William Austin Burt construiu um modelo bastante engraçado que era semelhante a um telefone. Ele também foi o responsável pelo desenvolvimento de uma máquina que parecia com a “bola de escrever de Hansen”, que foi um marco na Europa no século 19.
No entanto, a primeira tecnologia comercial foi a Model 1. Desenvolvida pela empresa Remington, ela foi divulgada no mercado em 1867. O funcionamento da tecnologia é semelhante ao modelo que conhecemos hoje.

Já a digitação é uma técnica na qual as pessoas digitam diversos tipos de documentos, seja para os trabalhos profissionais, escolares ou para momentos de lazer no computador. Ela é mais praticada que a datilografia, uma vez que as teclas são macias e justas.
Curiosidades:
Bom, depois de tantas mudanças no mercado de trabalho e do mundo tecnológico, podemos esperar a volta dos testes de digitação em processos seletivos. Assim como um curso de datilografia era importante no passado, agora, digitar corretamente e de forma rápida é fundamental para o sucesso de qualquer profissional.
O datilógrafo utilizava a máquina de escrever imprimindo o texto escrito diretamente sob a folha de papel. Utilizava para isto o sistema de “tipos”. Em um processo unicamente mecânico, os “tipos” eram acionados por uma espécie de alavanca toda vez que pressionada a letra correspondente no teclado.
Muito legal, né? Veja no nosso site os outros artigos e descubra outras invenções já criadas pela humanidade!
댓글