top of page

A História do FAX

Foto do escritor: Eder MirandaEder Miranda

Atualizado: 12 de jun. de 2023


FAX telefônico
História do FAX l Talk Data

O nome “FAX” vem do latim fac-símile que significa “faz igual”. A ideia, que consiste em reproduzir documentos à longa distância, já havia sido patenteada por Alexander Bain, em 1843.


LIFEGUARD UNODATA CLOUD FOR HUMANS

Da fusão da ideia de Bain com aparelho telefônico criado por Alexander Graham Bell, o primeiro protótipo do fax, foi criado nos Laboratórios Bell, em 1926. Já em 1947, Gabriel Casotti, especialista em telegrafia sem fio, produziu o primeiro aparelho de fax, com a ajuda da agência de notícias Associated Newspapers.


Em 1949, a Muirhead instalou o primeiro sistema de fax no Japão. E no ano 1973, começou a ser produzido em larga escala. Uma máquina de fax consiste em um scanner, um modem, uma impressora e uma linha telefônica em um só equipamento. Onde as funções são divididas da seguinte forma: scanner converte o arquivo impresso em uma imagem digital, o modem manda a imagem pela linha telefônica para outra máquina de fax e a impressora desta máquina faz uma cópia do documento.


NEXTCLOUD UNODATA CLOUD FOR HUMANS

Como funcionavam os FAX antigos?


Nos primeiros modelos havia um cilindro giratório. Para enviar um fax, você inseria a folha no cilindro com a parte impressa virada para o lado de fora, havia um pequeno fotossensor dotado de uma lente e uma luz, esse estava preso a um braço, de frente para a folha de papel, e à medida que o cilindro girava, o braço movia-se de uma ponta a ponta sobre a folha de papel.


O fotossensor era capaz de focalizar em minúsculas áreas da folha, algo em por volta de 0,25 mm2. Essa pequena área era preta ou branca. O cilindro girava de uma forma que o fotossensor pudesse examinar uma linha da folha de papel e em seguida descer para a próxima, fazendo tal tarefa ou em passos ou numa espiral muito longa.


Para realizar o envio da informação através de uma linha telefônica, os primeiros aparelhos de fax utilizavam um método simples: se o ponto do papel que o fotossensor estivesse lendo fosse branco, o aparelho de fax enviava um tipo de tom; se fosse preto, o aparelho enviava outro tipo de tom.


EDER MIRANDA CEO DA UNODATA

No lado do receptor havia um mecanismo de cilindro giratório semelhante e a uma caneta para marcar o papel. O aparelho receptor aplicava a caneta ao papel quando ouvia um tom de 1.300 Hertz, e a retirava ao ouvir outro tom de 800 Hertz.


E os mais atuais?


As funções funcionam da seguinte forma: O scanner, “lê” a imagem que queremos transmitir e a converte em um arquivo digital, o modem, que converte os dados digitais em sinais elétricos e a linha telefônica que transmite os sinais ao outro fax. Esse processo do fax é uma transformação entre dados reais (a folha de papel) e digitais (os sinais que são enviados) e a conversão destes dados em um documento real novamente.


É um processo rápido, onde em poucos segundos o procedimento ocorre. É o tempo suficiente para que o aparelho possa fotografar o documento e o sistema de cilindros puxe o papel original que passa pelo scanner. A luz passa pelos pontos em branco, mas não pelas partes escuras. Essa “foto” é uma cópia exata do documento, formada por milhares de pontos em preto-e-branco e que fica guardada na memória.


FAX funcional
O FAX recebe a informação de um emissor e imprime a mensagem enviada

A cópia digitalizada constitui-se em vários números, em formato binário. Para ser lido do outro lado, o processo é repetido na ordem inversa. Os sinais elétricos se transformam em dados digitais. Depois, transmite os dados para a impressora, que decodifica a mensagem e imprime uma cópia do documento em preto e branco.


Os modelos mais modernos da máquina de FAX funcionam com impressão por jato de tinta. O procedimento é extremamente semelhante ao de uma impressora. Ambos disparam milhares de gotas de tinta nos lugares que devem ficar pretos, pontilhando o desenho.Os novos Aparelhos de FAX, também identificam chamadas, tem função de secretária eletrônica e até cortam o papel para você.


Curiosidades


O fax é mais antigo que o telefone. O inventor escocês Alexander Bain patenteou em 1843 um projeto de um telégrafo capaz de transmitir imagens por meio de fios. Enquanto isso, a primeira patente para o telefone só foi obtida por Alexander Bell (outro escocês, aliás, que emigrou para os EUA) em 1876.


O fax ainda é muito popular no Japão, lá ter um fax ainda é um hábito não apenas para corporações, como também para indivíduos. As estimativas variam, mas parece que o fax ainda é usado em 40% a 50% dos lares japoneses.


As máquinas de fax podem ser usadas para hackear uma rede corporativa. Na DEF CON 26, os pesquisadores Yaniv Balmas e Eyal Itkin apresentaram um divertido relatório intitulado “What the Fax?,” no qual demonstram como hackear uma máquina de fax por meio de uma conexão telefônica. A cobaia do estudo foi uma multifuncional barata produzida pela HP.


UNODATA CLOUD FOR HUMAN

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Veja no nosso site os outros artigos para ficar por dentro de tudo que há na tecnologia!


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page