GPS: História da Descoberta
- Eder Miranda
- 17 de abr. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 12 de jun. de 2023

GPS (Global Positioning System), é um sistema de navegação por satélite que gera em um aparelho receptor móvel a sua localização, bem como o horário, sob condições atmosféricas variáveis, a todo momento e em qualquer lugar na Terra. Desde que o receptor se encontre no campo de visão de três ou mais satélites GPS. Encontram-se em funcionamento dois desses sistemas: o GPS e o GLONASS (versão russa do GPS). Existem ainda dois outros sistemas em implementação: o Galileo da União Europeia, e o Compass (BeiDou), de origem chinesa.
O GPS é um sistema dividido em três partes:
Espacial - consiste em uma constelação de 24 satélites dos Estados Unidos que estão espalhados entre 6 planos orbitais.
Controladora - consiste em estações terrestres. Seu papel é monitorar os satélites.
Utilizadora - estão os receptores que recebem o sinal dos satélites e então computam qual a posição e a hora no exato momento em que utilizamos.
Em resumo, as estações terrestres que controlam os satélites enviam sinais com várias informações, como por exemplo coordenadas geográficas. E quem recebe esses sinais são os GPSs nos receptores, controlados pelas pessoas. O GPS foi inventado para uma concepção militar norte-americana. O NAVSTAR (Navigation System with Timing and Ranging), criado na década de 60 por Roger Lee Easton, Bradford Wells Parkinson e Ivan Alexander Getting. Porém, após 35 anos de estudos e trabalhos a respeito que o projeto teve sua conclusão, em 1995. O trabalho custou ao governo americano cerca de 10 bilhões de dólares.

Para testar o NAVSTAR, os norte-americanos procuravam submarinos através do uso dos satélites. Entretanto, esse sistema foi concebido para que fosse possível ter uma garantia da entrega de armas. Embora tenha sido verdadeiramente criado pelos EUA, quem iniciou estudos sobre a possibilidade da criação de um sistema de navegação por satélite foi a União Soviética. Durante a Guerra Fria, em 1957, com o satélite Sputnik I que iniciou o estudo de localização através do uso de satélites.
Após diversos estudos e pesquisas, a União Soviética conseguiu comprovar que o Sputnik I emitia ondas para a superfície terrestre, e quando combinadas às coordenadas geográficas era possível encontrar uma localização.
Contudo, os americanos, com a finalidade de despontar na frente dos seus adversários, colocaram o projeto em prática antes da União Soviética. Logo, três anos mais tarde o país deu início a criação do GPS.
O GPS com o tempo se tornou de uso de todos, não só militar, a principal razão para isso foi a queda do voo KAL 007 em 1983, quando ele entrou por engano no espaço aéreo soviético e foi abatido por caças soviéticos. Acredita-se que em caso de guerra, sua função civil seria retirada para que o aparelho pudesse ser revertido para uso militar. Isso comprometeria a funcionalidade do GPS para o cidadão comum, pois o GPS é usado para pessoas se locomoverem em comunidades e cidades, principalmente para viagens, além da aviação geral e comercial e navegação marítima.
O sistema foi declarado operacional em 1995. A "constelação" de 24 satélites construída pela Rockwell Corporation foi lançada entre fevereiro de 1978 (Bloco I) e 6 de novembro de 1985 (Bloco 29). Cada objeto orbita a Terra duas vezes por dia a uma altitude de 20.200 km e uma velocidade de 11.265 km/h, portanto, a qualquer momento, pelo menos 4 deles podem ser "vistos" de qualquer ponto da Terra.
Antecessor
A bússola, equipamento inventado pelos chineses, no século I D.C., foi usada nas navegações, sendo utilizada, em larga escala, na Europa por volta do século XIII. A bússola é sem equívoco o aparelho mais conhecido da Era dos Descobrimentos, pois foi provavelmente o mais importante. Indicando sempre o sentido norte magnético, o que significa indicar aproximadamente norte geográfico, o instrumento se deu indispensável a todo e qualquer navegador.

Personalidades associadas a criação do GPS
Bradford Wells Parkinson é um engenheiro e inventor estadunidense, coronel aposentado da Força Aérea dos Estados Unidos. Ele é mais conhecido como o principal arquiteto, defensor e desenvolvedor, com contribuições iniciais de Ivan Getting e Roger Easton, do programa NAVSTAR da Força Aérea, conhecido como GPS.
Roger Lee Easton foi um físico americano e representante do estado que foi o principal inventor e designer do Sistema de Posicionamento Global, junto com Ivan A. Getting e Bradford Parkinson.
Ivan Alexander Getting foi um físico e engenheiro elétrico americano, creditado (junto com Roger L. Easton e Bradford Parkinson) pelo desenvolvimento do GPS. Ele era o co-líder (o outro sendo Louis Ridenour) do grupo de pesquisa que desenvolveu o SCR-584, um sistema automático de controle de fogo com rastreamento por microondas, que permitiu que os canhões antiaéreos destruíssem uma porcentagem significativa do V-1 alemão. Bombas voadoras foram lançadas contra Londres no final da Segunda Guerra Mundial.
Curiosidades
Hoje em dia, em dois países os aparelhos receptores de GPS são proibidos: a Coreia do Norte e a Síria.
A comunidade científica utiliza o GPS por conta de seu relógio altamente preciso, já que durante experiências científicas de coleta de dados, pode-se registrar com precisão de microssegundos (0,000001 segundo) quando a amostra foi obtida.
A função de geolocalização desse sistema é a base de aplicativos de relacionamento como o Tinder e jogos de realidade aumentada como Pokémon GO.
Legal né? Fique por dentro dos nossos post aqui no Talk Data e se mantenha informado(a) sobre o mundo tecnológico!
Comentários