
No ano de 1860, um físico escocês chamado James Clerk Maxwell, publicou um artigo sobre a sua teoria de ondas eletromagnéticas, o que na época não teve comprovação e ficou apenas no campo da teoria. 28 anos depois, em 1888 Heinrich Hertz conseguiu guiar uma experiência que comprovou a existência de ondas eletromagnéticas. Com esse estudo Hertz conseguiu comprovar que vozes e músicas eram transmitidas por meio de ondas no ar.
No final do século, mais especificamente no ano de 1895, o físico italiano Guglielmo Marconi criou o primeiro sistema de telégrafos sem fios, e fez a primeira transmissão de rádio da distância da história. Na época, o rádio tinha o alcance de 2km e fez uma transmissão no canal da Mancha.
Em 1901, Marconi fez a primeira transmissão transatlântica de rádio, direto de Cornwall, na Inglaterra, até St. John 's, no Canadá. Essa transmissão foi um evento esportivo e foi transmitido em nome do jornal de Dublin. O que rendeu a Marconi um prêmio Nobel de física no mesmo ano.
Nikola Tesla e Rádio
Nikola Tesla estudava a experiência de Hertz na mesma época e tentou fazer algo semelhante a Marconi. Uma vez que Marconi ganhou o Nobel, isso irritou Tesla, que entrou com um pedido de patente para a invenção do rádio. E no ano de 1915, Tesla entrou com uma liminar no tribunal Norte-americano contra Marconi, a Suprema Corte foi favorável à Tesla. Mas com o tempo ficou comprovado que de fato quem inventou o rádio foi Marconi.
Popularização do Rádio
Nesse meio tempo, as primeiras transmissões com voz ocorreram em 1906, em Massachusetts entretanto ainda não era uma transmissão limpa. Foi só com a chegada da primeira guerra mundial que as transmissões de rádio com voz se popularizaram e tiveram um avanço significativo apenas em 1917.
No Brasil, a chegada dessa tecnologia foi apenas em 1922, para comemorar o centenário da independência do Brasil. O presidente Epitácio Pessoa, transmitiu direto da praia vermelha no Rio de Janeiro. Para isso foram importados 80 receptores de rádio, e isso fez esse meio de comunicação se popularizar no Brasil.
No mesmo ano foi fundada a BBC ou British Broadcasting Corporation que é gigante no meio da comunicação até hoje, e ajudou e muito na popularização do rádio no mundo todo, por trazer grades de programação de extrema qualidade para as pessoas na época.
Em 1940 tivemos a chegada das estações de rádio FM, ou estações de Frequência Modulada. Que supera a qualidade das transmissões AM, e é ideal para transmissões musicais. A tecnologia FM foi inventada em 1933 pelo engenheiro americano Edwin Armstrong, e só foi lançada na década seguinte.

Daí em diante várias tecnologias vieram, como televisão e internet, isso fez com que o rádio continue basicamente igual, até porque a sua evolução seria justamente a televisão. Mas apesar de tudo isso o rádio se mantém até hoje, e seus modelos de música, conversa e programação continuam atuais até hoje.
Quer saber mais sobre a histórias das tecnologia de todos os tempos? Veja agora os outros artigos daqui do TalkData!
Comments