top of page

A Origem do Computador

Foto do escritor: Eder MirandaEder Miranda

Atualizado: 12 de jun. de 2023


Mulher usando seu notebook
Saiba a origem do computador | TalkData


O computador, no século XIX, era o nome dado à pessoa que tinha a função de fazer contas e resolver problemas com números. Foi apenas em 1944 que o Jornal London Times publicou uma matéria sobre equipamentos que poderiam substituir o trabalho humano. Inicialmente o computador foi pensado para ser uma máquina que auxiliasse a fazer cálculos, inclusive por isso o nome computador, que surgiu a partir do verbo computar, assim sendo, podemos considerar o conceito computador algo mais amplo. Essa amplitude nos faz entender o conceito de computador com uma abrangência maior. Com isso em mente, podemos afirmar que o computador já foi inventado e reinventado diversas vezes e teve diversos criadores.


LIFEGUARD UNODATA CLOUD FOR HUMANS

Dessa forma, a história do computador começa por volta do século V (4000 A.C.), com o ábaco, um instrumento para facilitar a contagem de cálculos algébricos. De forma rápida e precisa o ábaco auxiliou o povo da época a realizar cálculos, sendo assim, foi considerado o primeiro computador da história. A partir daí tivemos várias máquinas criadas com o mesmo objetivo como, por exemplo, a máquina de Anticítera , descoberta em 1901 por exploradores na região de Anticítera, na Grécia. Datada de 87 A.C. , a máquina era um calculador astronômico complexo, que tinha como objetivo prever posições astronômicas e eclipses, como função de calendário e astrologia.


À medida que a humanidade avançava, estávamos cada vez mais próximos ao que conhecemos hoje. Em 1623, o alemão Wilhelm Schickard, criou a primeira máquina de calcular. A máquina realizava 2 operações (somar e subtrair), máquina essa, que seria utilizada pelo também matemático Johannes Kepler. Em 1642, o francês Blaise Pascal, criou outra máquina, denominada La Pascaline, que realizava somas que não ultrapassassem o número 999999.


O alemão Gottfried Leibniz, responsável por criar a primeira máquina que realizava as 4 operações, conhecida como Stepped Reckoner, a máquina de 1673 seria um grande passo para a tecnologia na época. Com tantos exemplos de máquinas antecessoras aos computadores, conseguimos ter uma imagem mais clara, de como chegamos ao primeiro computador da história contemporânea.


NEXTCLOUD UNODATA CLOUD FOR HUMANS

Guerras Mundiais e a Primeira geração de Computadores


Com a chegada das duas grandes guerras mundiais, máquinas de codificação se tornaram uma grande, se não a principal, prioridade para todos os países envolvidos no conflito. O exército britânico precisava de decodificar os códigos gerados pelas máquinas nazistas, tais máquinas, Enigma A e G, eram responsáveis por enviar mensagens codificadas entre o exercito nazista, códigos esses que mudavam a cada mensagem nova que era enviada.


Enigma, foi Incorporada às Forças Armadas Alemãs na década de 1920. A história do modelo da máquina Enigma remonta a uma invenção do holandês Hugo Alexander Koch. As invenções de Koch incluíam um protótipo de máquina com um rotor eletromecânico capaz de gerar mensagens secretas. No entanto, apesar de patentear a invenção, Koch não a desenvolveu. O papel foi confiado à dupla Scherbius & Ritter.


Em 1918, o engenheiro elétrico Arthur Scherbius e seu amigo Richard Ritter estabeleceram uma fábrica para desenvolver e produzir máquinas de cifra em massa. Scherbius e Ritters fizeram várias tentativas de vender esses modelos para a Marinha Alemã, demonstrando os benefícios da tecnologia para as forças armadas. Essas máquinas foram compradas pela Marinha na década de 1920 e passaram a ser utilizadas em submarinos. Durante a era nazista na década de 1930, o modelo Enigma foi aperfeiçoado e seu uso começou a se espalhar entre os militares alemães.


Os britânicos criaram uma equipe especializada para decodificar tais códigos, HUT 8, era uma seção do serviço secreto britânico responsável por decodificar os códigos gerados pelos nazistas. Liderando essa equipe surge Alan Turing, conhecido como “Pai da computação”. Alan Turing foi convocado pelo primeiro-ministro Winston Churchill, contribuindo muito na vitória dos aliados. Turing desenvolveu várias técnicas para acelerar a quebra de códigos alemães, incluindo melhorias nos métodos de bombardeio poloneses pré-guerra e uma máquina eletromecânica que poderia encontrar as configurações da máquina Enigma. Turing desempenhou um papel fundamental na decifração das mensagens codificadas interceptadas que permitiram aos Aliados derrotar os nazistas em muitos confrontos importantes, como a Batalha do Atlântico, e ao fazê-lo os ajudou a vencer a guerra. Devido a problemas com a história contrafactual, é difícil estimar o impacto exato da superinteligência na guerra, mas estima-se que esse trabalho encurtou a guerra na Europa em mais de dois anos e salvou mais de 14 milhões de vidas.


Alan ajudou no processo de criação da máquina Colossus, que embora não seja reconhecida como o primeiro computador, gera muita discussão entre especialistas, no que diz respeito a qual seria o primeiro computador, Colossus ou ENIAC. Colossus ocupava uma sala inteira e era composta de peças que a várias décadas não eram utilizadas, Colossus nem sequer tinha recursos como tela ou memória. Mas surgiu anos antes do ENIAC, em janeiro de 1944, e tinha uma função mais nobre: decodificar mensagens trocadas entre soldados nazistas, permitindo que as forças aliadas previssem e reprimissem movimentos inimigos.


Em fevereiro de 1946, era apresentado ao mundo o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer ou em português Computador e Integrador Numérico Eletrônico). Com investimento de 500 mil dólares, o que atualmente seria equivalente a 6 milhões de dólares. Apresentado por seus criadores, John Eckert e John Mauchly, a máquina que havia sido encomendada pelo exército americano, pesava cerca de 30 toneladas e ocupava uma área de 180 m². O hardware da máquina era equipado com 70 mil resistores e 18 mil válvulas de vácuo, que consomem 200 mil watts de energia quando estão em operação. Seu "sistema operacional" eram cartões perfurados operados por uma equipe de funcionários do Exército, tornando-os os primeiros programadores conhecidos. Sua construção começou em plena guerra, em 1943. Embora tenha sido exibido em 1946, foi aberto pela primeira vez só em julho de 1947.

Homem usando o primeiro computador da história
Primeiro computador digital da história, o ENIAC

Embora o ENIAC tenha menos poder de computação do que qualquer calculadora portátil moderna, em seus 10 anos de operação, o ENIAC "realizou mais cálculos do que toda a humanidade já fez em sua história". Ao deixar de ser utilizado, o ENIAC foi desmontado e várias de suas partes foram expostas mundo afora. Os computadores permaneceram inteiramente nas mãos de corporações e agências governamentais até que a computação doméstica desse seus primeiros passos no final da década de 70.


EDER MIRANDA CEO DA UNODATA

Segunda Geração


Em 1959 surge a segunda geração de computadores. Nesta geração temos a criação de transistores, que viriam para substituir as antigas válvulas eletrônicas. Com isso os computadores conseguiram diminuir de tamanho, peso e de custo. Os transistores também fizeram com que os computadores ficassem mais rápidos e eficientes.


Computadores como PDP-1, IBM 1620, IBM 7094, CDC 1604, CDC 3600 e UNIVAC 1108, pesavam cerca de uma tonelada e eram bem mais rápidos e confiáveis em relação à geração anterior. As linguagens de programação utilizadas na época eram de alto nível, como por exemplo: FORTRAN e COBOL. Para a inserção de dados, os cartões foram substituídos pelos rolos de fita perfurada.


Um exemplo de computador de segunda geração é o PDP-1, um dispositivo desenvolvido em 1960 para a pesquisa científica e (CURIOSIDADE) onde o primeiro jogo de videogame da história foi jogado, o Spacewar!.

Terceira Geração


A terceira geração começa em 1965, começando a utilizar Circuitos integrados (IC’S) no lugar dos transistores. Esses circuitos integrados são chips de material semicondutor , geralmente silício (daí surgiu o nome Vale do Silício) . Um grande número de minúsculos MOSFETs ( transistores de efeito de campo semicondutores de óxido de metal ) integram-se em um pequeno chip. Mais rápidos e baratos.Os CIs agora são usados ​​em praticamente todos os equipamentos eletrônicos e revolucionaram o mundo dos eletrônicos. Processamento remoto, time-sharing, multi-programação e sistema operacional foram utilizados.


Durante essa geração tivemos a guerra fria, que fez com que surgisse uma das maiores inovações da história, a internet.


UNODATA CLOUD FOR HUMAN

Quarta Geração

A quarta geração, iniciada em 1975, é a atual geração de computadores, marcada pela chegada dos PCs (Personal Computer – Computador Pessoal), onde os computadores agora bem menores, mais leves e com reço mais acessível conseguiram chegar ao povo. Algo que exerceu grande influência, para o uso comum dos computadores, foi o surgimento das gigantes da tecnologia Microsoft em 1975 e APPLE, criada em 1976.


O primeiro "computador pessoal" foi o Kenbak-1, lançado em 1971. Tinha 256 bytes de memória, não possuía CPU e era, como outros sistemas desta época, projetado para uso educativo (ou seja demonstrar como um "computador original" funcionava). Em 1977 foi lançado o primeiro microcomputador como conhecemos hoje, o Apple II.


Nos anos 1980, a IBM, líder no mercado de grandes computadores, resolveu entrar no mercado da microinformática com o PC, porém faltava o Sistema Operacional. Para isso, fechou contrato com a recém-criada Microsoft. Todavia, a Microsoft não possuía o software ainda. O jovem Bill Gates foi a uma pequena empresa que havia desenvolvido o sistema para o processador da Intel e decidiu comprá-lo, pagou cerca de US$ 50 mil, personalizou o programa e vendeu-o por US $8 milhões, mantendo a licença do produto. Este viria a ser o MS-DOS.

Tela com ferramentas do primeiro sistema operacional
Windows 1.x, primeiro sistema operacional criado pela Microsoft

Com mais potência do que nunca, com facilidade no compartilhamento de informações. A chegada de linguagens de programação como C, C++, DBASE, HTML e muitas outras, proporcionaram o crescimento de um mundo digital.


Chegamos em uma geração de computadores onde tudo é possível e todos estão conectados 24 horas por dia. Nessa geração tivemos também a chegada dos smartphones, que mudaram a forma como enxergamos o mundo. Agora todos possuem um computador na palma de sua mão, extremamente leve e potente, e 100% conectado à internet e a outras pessoas que também a utilizam.

Curiosidades

Há várias histórias para o surgimento do termo “BUG”, a história mais aceita é que Thomas Edison, teve uma falha na leitura de seu fonógrafo devido à presença de um inseto. Por isso, Bug passou a denominar erros de software.

O computador foi inventado duas vezes: A invenção do computador pode ter surgido em dois momentos diferentes, dependendo do critério. Uma com Colossus e outra com ENIAC.


Gostou do conteúdo? Veja os nossos artigos mais recentes!


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page