
Bluetooth é o nome de uma tecnologia de comunicação sem fios (wireless) que interliga e permite a transmissão de dados entre dispositivos através de ondas de rádio. O nome Bluetooth tem origem do rei dinamarquês Harald “Bluetooth” Gormsson, um dos grandes responsáveis pela união da Dinamarca e da Noruega no ano de 958.
O apelido, que se traduz para o português para algo como “Dente Azul”, se deu por um dos dentes apodrecidos do monarca, cuja coloração se aproximava de azul-escuro e cinza.
Na década de 1990, enquanto não se definia um nome oficial para a tecnologia, o engenheiro responsável passou a chamar o projeto pelo codinome Bluetooth, já que o objetivo dela era unir diferentes dispositivos, mais ou menos como fizeram com o Rei Harald.
Foi criado em 1994 pela empresa sueca Ericsson, que pretendia uma tecnologia de baixo custo que permitisse comunicações entre aparelhos sem a necessidade de cabos. Desde o seu lançamento em 1999 até a atualidade, a tecnologia Bluetooth tem passado por várias atualizações e está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas.
Como que funciona o Bluetooth?
O Bluetooth funciona de forma muito parecida com o Wi-Fi. A tecnologia utiliza ondas de rádio de curta distância para enviar e receber informações entre aparelhos. Para que a comunicação via Bluetooth aconteça, os dispositivos têm de estar perto um do outro e, geralmente, não é necessário estar conectado à internet.
É seguro usar?
A cada versão, a tecnologia Bluetooth melhora a sua segurança contra ataques hackers e vírus. É uma tecnologia segura de ser usada e que só permite a conexão entre aparelhos com a autorização do utilizador. Portanto, deve-se estar atento e não autorizar que dispositivos que não se conhece se conectem aos seus.
O que esperar do Bluetooth no futuro?
O Bluetooth foi e continua sendo uma tecnologia muito utilizada no dia a dia em aparelhos e dispositivos que necessitam de uma conexão rápida e eficiente, portanto dificilmente pode ser substituída.
A tecnologia é responsável pela comunicação entre celulares, fones de ouvido, caixas de som, automóveis, computadores, teclados, mouses, relógios digitais, robôs de cozinha e outros dispositivos que se comunicam sem utilizar fios.

Curiosidades
O símbolo é nada mais que a junção de duas runas, letras características da Escandinávia antiga, que representam as iniciais de Harald Blåtand: Hagall (H) e Bjarkan (B), formando o símbolo que conhecemos.

O Bluetooth não usa nenhum dado. Quando o Bluetooth conecta dois dispositivos, ele forma algo chamado de Personal Area Network (PAN). Portanto, o PAN não requer conexão com a internet ou serviço móvel para transferir arquivos ou qualquer outra coisa.
Gostou? Veja mais artigos aqui no Talk Data e saiba mais sobre tecnologia!
Comments