
O relógio foi concebido para a marcação de tempo. Sendo assim, muitos povos e muitos inventores fizeram e refizeram o relógio diversas vezes. A evolução desse objeto levou milênios e milênios para chegar no ponto em que chegamos hoje, onde ele simplesmente está nos nossos celulares, então venha conferir a história do relógio.
Primeiros Registros do Relógio
O primeiro registro de um relógio foi em 3500 a. C. aproximadamente, e ele foi construído lá no antigo Egito, muitos creem que foi criado pelos babilônios, porém o mais aceito é que foi de fato criado pelos egípcios. Esse objeto surgiu quando o povo da época concluiu que com base nas sombras geradas pela movimentação da terra eles poderiam marcar as movimentações, dessa forma eles anotaram números envolta e marcaram as horas.

Milênios à frente, no ano de 500 A.C. foi criado a clepsidra ou o relógio de água. Nesse relógio existiam dois recipientes, um com água e o outro vazio. No recipiente cheio de água, existia um pequeno furo, que transferia a água para o recipiente vazio, e com base na quantidade de água era medido a passagem de tempo.
Na era do descobrimento, entre os séculos XV e XVI, um monge de chartres, chamado Luitprand, criou a ampulheta. Que foi utilizada durante muito tempo, principalmente em navios e igrejas. A ampulheta funciona basicamente como o relógio de água, porém com areia.
E os Relógios com ponteiros?
Os relógios que nós conhecemos, com ponteiros e formatos redondos, foram inventados pelo papa silvestre II no ano de 996. Entretanto existem muitas controvérsias sobre quem
teria de fato inventado esse modelo. Aqui no ocidente o que é mais aceito é que foi de fato criado pelo papa, mas no oriente o que é mais aceito é que o monge budista Yi Ching, tenha criado o relógio mecânico no ano de 725.
Os primeiros relógios mecânicos datam de por volta de 1200 D.C. na região da Alemanha.
E os primeiros relógios de bolso foram criados por volta do ano 1550, por Pedro Henlein, na cidade de Nuremberg, eram chamados de ovo de Nuremberg, seus ponteiros marcavam cerca de "40 horas". E somente quando Galileu Galilei definiu as regras do movimento pendular, que foi criado o conceito de dividir o dia em horas. Sendo assim, por volta de 1600 surgiram os relógios que marcam as horas como nós conhecemos hoje e 100 anos depois surgiram os relógios com minutos.

Nesse meio tempo, vários relógios surgiram, e no ano de 1676, William Clement, um famoso relojoeiro inglês, criou relógios que poderiam parar nas casas das pessoas, o que fez com que o relógio se tornasse um bem mais acessível.
Em julho de 1859, o "Big Ben", como é erroneamente chamado, ou Clock tower como era seu nome de fato, trouxe bastante popularidade para os relógios por ser o maior relógio de quatro lados do mundo e representar todo o poder do reino inglês.
Relógio de Pulso
No ano de 1868, Antoni Patek e Adrien Phillipe inventaram o relógio de pulso, que ficou popular pelo uso da condessa húngara Koscowicz , entretanto essa versão ficou popular apenas entre as mulheres e era vista como um artigo de luxo para mulheres da elite. Algumas pessoas contestam que essa versão seja realmente de Patek e Adrien, e afirmam que Abraham Louis Bréguet criou o relógio de pulso em 1814.
O relógio de pulso só se tornou interessante para o público masculino, e para pessoas de fora da elite, quando o brasileiro Santos Dumont decidiu fazer o seu próprio relógio de pulso, dessa vez com o intuito de marcar seus testes a respeito da aviação.
Quartzo
No ano de 1967, alguns cientistas e entusiastas, descobriram que poderiam utilizar a radiação eletromagnética contida no césio para o uso dos relógios e isso fez com que as ferramentas mecânicas dessem espaço a nova tecnologia eletrônica. Isso por sua vez fez os relógios ficarem bem mais baratos e acessíveis.
Modernidade
No ano de 1972 o primeiro relógio de led era lançado, o pulsar, produzido pela Hamilton Watch Company. Esse relógio tinha a sua tela toda feita de LED e logo se tornou moda por ser moderno e futurista. No ano de 1977 teríamos o relógio da HP, o HP-01 que foi o primeiro Smartwatch da história. Entretanto, ainda não apresentava nem um por cento das capacidades de um Smartwatch atual. O primeiro Apple Watch seria lançado apenas em 2015, e tem funções muito além de apenas marcar a hora, servindo quase como um SmartPhone.
De fato os relógios evoluíram demais, se levarmos em consideração que saíram de simples ampulhetas e foram parar em nossos pulsos com funções como enviar mensagens e navegar na internet. Quem sabe o que essa tecnologia pode reservar para o futuro? Existem coisas que só o tempo dirá, e tempo é o que não falta no relógio.
Gostou do conteúdo de hoje? Veja agora os outros artigos e descubra a história das maiores inovações!
コメント