
Hoje nós nos acostumamos com o touch screen, ele está presente nos nossos celulares, tablets, computadores e até em televisões. Mas de onde surgiu essa tecnologia? No artigo de hoje vamos falar sobre como essa tecnologia saiu de um conceito e se tornou algo comum.
O conceito de touch screen surgiu em 1900, quando o físico húngaro Karl Ferdinand Braun registrou a patente de uma tela que detectava toques por meio das cargas elétricas. Porém na época a tecnologia disponível não tinha materiais condutores úteis para montar um aparelho touch screen.
No ano de 1965 o engenheiro da Royal Radar Establishment, Eric Arthur Johnson, desenvolveu o primeiro touch screen resistivo da história. Esse dispositivo utilizava duas camadas de material condutor separadas por uma camada isolante. Uma vez que o dispositivo era tocado, as duas camadas eram pressionadas e detectavam a posição do toque.
Touchscreen: Tela Capacitiva x Resistiva
A diferença entre tela capacitiva para resistiva, é que a tela capacitiva pode ser manipulada com os próprios dedos, já a resistiva depende de canetas ou objetos específicos para toque.
A empresa de tecnologia SRI International, no ano de 1971, desenvolveu o primeiro touch screen capacitivo, que usava vidro e condutores transparentes. O toque modifica o campo elétrico da superfície da tela e permitia ao dispositivo detectar a posição do toque.
Na década de 70 um grande salto foi dado para o avanço dessa tecnologia, salto esse conhecido como projeto PLATO. Esse projeto foi desenvolvido por Donald Bitzer na universidade de Illinois, esse projeto possuía sensores infravermelhos ao invés de telas resistivas e capacitivas. Bitzer desenvolveu o aparelho para que os alunos da universidade conseguissem fazer as suas avaliações de maneira mais prática, apenas tocando na alternativa correta.
Multitouch
A primeira tela multitouch foi criada em 1982, por Nimish Mehta, na Universidade de Toronto no Canadá. O intuito da tela multitouch, como o nome sugere, é que a tela seja capaz de captar mais de um toque por vez. Esse aparelho era uma espécie de tablet, com sistema operacional simples e feito apenas para o teste da tela.
Popularização
Em setembro de 1983, teríamos o primeiro computador comercial equipado com essa tecnologia, quando a empresa americana HP lançou o HP-150. Esse computador chegou ao mercado com um monitor de CRT da Sony com 9 polegadas, e o toque era reconhecido por infravermelho tal qual a criação de Donald Bitzer. Na época a máquina poderia ser adquirida por US $2.795, o que era e ainda é bem caro. O computador na época ficou longe de ser um sucesso, devido ao seu alto custo e o chamado efeito "braço de gorila", que era a fadiga decorrente de ficar com o braço esticado por muito tempo.
No ano de 1993 a Apple lançou o MessagePad. O MessagePad, era um bloco de nota digital com uma tela resistiva, ou seja, necessitava de uma caneta para funcionar o touchscreen. O aparelho na época foi um completo fracasso de vendas o que fez com que a Apple ficasse mais de uma década longe da tecnologia.

Foi então que em 2007, a Apple finalmente lançou o Iphone. O Iphone popularizou de vez o touch screen e essa tecnologia alcançou outro nível, com uma tela capacitiva multitouch e com um vidro sensível a toques. O celular tinha inúmeras vantagens, e se tornou o primeiro smartphone popular, e boa parte dessa popularidade se deve a sua tela, que fez o touch virar um sucesso, e hoje nós nem cogitamos voltar com teclados nos celulares por exemplo.
Futuro
Em 2020 chegou no mercado o Galaxy Fold, um smartphone da empresa coreana Samsung, que pode ser dobrado ao meio, o que revolucionou novamente o mercado. O fato de poder dobrar a tela, remete aos celulares flip de antigamente e, de quebra, se tornam bem mais portáteis, e com telas expansivas que garantem maiores dimensões para as telas.
De agora em diante a tendência é que tudo que nós conhecemos seja touch screen, desde celulares até outdoors e espelhos. Cada dia caminhamos para tecnologias da ficção e o que imaginamos que aconteceria em 100 anos, pode ocorrer em 5 ou 10 anos.
Gostou do conteúdo de hoje? Aproveite que está por aqui e veja os outros artigos!
Comments