top of page

Você sabe qual é a história da Copiadora?

Foto do escritor: Eder MirandaEder Miranda

Atualizado: 12 de jun. de 2023


Mulher usando copiadora
Saiba mais sobre a história da Fotocopiadora l Talk Data

A fotocopiadora foi criada em outubro de 1938, nos EUA, em Astoria, por John Chester Carlson, um advogado que fez a primeira imagem xerográfica da história.



Ele notou que o número de cópias de especificações de patentes disponíveis em sua seção nunca era suficiente para atender à demanda. Havia sempre necessidade de mais cópias. E pior: não existia no mercado um método rápido e seguro de se obter cópias em quantidade e com qualidade aceitável.

LIFEGUARD UNODATA CLOUD FOR HUMANS

Nos anos seguintes, não houve quem investisse na invenção. Levaram seis anos até que o Battelle Memorial Institute, em Columbus, contratasse Carlson para desenvolver a sua máquina.


Em 1947, a empresa nova iorquina, fabricante de papel fotográfico Haloid Company, conseguiu autorização do instituto para produzir e vender uma copiadora inspirada na invenção do advogado, que colaborou na sua conexão. Xerografia deriva das palavras gregas "secar" e "escrever", e foi o termo selecionado para nomear o novo processo de cópia.


Em 1948, a Haloid registrou os termos xerografia e xerox, para definir o produto. A primeira máquina fotocopiadora foi a Xerox 914. O número 914, vinha do fato dela ser capaz de fazer cópias originais de até 9 por 14 polegadas. O sucesso da máquina levou a empresa a adotar a designação Xerox Company, no ano de 1959.

Prótipo da primeira copiadora da história
Protótipo da Xerox 914 criada pela Haloid Company

Em 1953 foi criada a primeira impressora de alta velocidade (para a época). Esta impressora foi utilizada no Univac, o primeiro computador comercial da história. Esta impressora fazia a representação das imagens por meio de impacto, então a imagem não era muito nítida.


Em 1962, a copiadora 813 foi lançada e imediatamente transformou-se num sucesso de vendas. O mesmo aconteceu com o modelo 2400, batizado assim por causa do número de cópias que podia fazer em uma hora.


No Brasil, a Xerox foi uma empresa pioneira na utilização de processos de qualidade total, com a implementação da “Estratégia de Liderança através de Qualidade”, no período de 1983 e 1987.


Em 1983, a empresa Hewlett Packard em parceria com a Canon, criou a primeira impressora a laser. Este tipo de impressora utiliza um laser especial para impressão. A qualidade em relação à tinta duplicou, e foi solucionado o problema de impressão de imagens com muita tinta, que ficavam molhadas e escorriam antes de secar.


NEXTCLOUD UNODATA CLOUD FOR HUMANS

Mas como a copiadora funciona?


A chapa magnética que fica abaixo do vidro, sobre o qual se coloca o documento original, está carregada com carga positiva. Enquanto o toner, com tinta formada por partículas de plástico, tem uma carga negativa. Dessa forma, uma luz ultravioleta atravessa as partes brancas (carga negativa) do documento original, assim que a copiadora é acionada. A reflexão eletrostática da imagem original por meio de um espelho para um cilindro metálico ganha uma descarga elétrica oposta havendo uma transferência da imagem para uma folha de papel por uma exposição a vapores quentes.


Já as partes pretas, com carga positiva, impedem a passagem de luz e não são atravessadas. Esse processo permite que o papel receba a carga positiva na máquina e se torne um recipiente para o pó plástico, que possui carga negativa.

EDER MIRANDA CEO DA UNODATA

A partir de dois rolos aquecidos por lâmpadas e revestidos por teflon, o pó fica impossibilitado de grudar no dispositivo e derrete, virando tinta que vai para o papel. Dessa forma, é que se tornou possível fazer cópias coloridas, utilizando rolos de diferentes cores, que transformam a tinta em vapor assim que aquecidos. A partir daí o processo de “colagem” no papel-destino é o mesmo, por meio da luz que atravessa a folha.


Curiosidades


Cópias de textos eram feitas em papel-carbono ou enviadas a firmas especializadas em tirar fotografias do original, um processo de reprodução sempre caro e demorado. Em vista dessas dificuldades, em 1935 Chester pôs na cabeça que iria inventar uma máquina que funcionasse ao mero toque de um botão.


A marca Xerox ficou tão associada à ideia de fotocópia que é comum o uso da palavra xerox como sinônimo de máquina fotocopiadora ou como verbo significando fazer uma fotocópia, no Brasil, o uso da palavra xerox ou xérox como sinônimo de máquina fotocopiadora ou de fotocópia, assim como o uso do verbo xerocar.

UNODATA CLOUD FOR HUMAN

Personalidades associadas a Copiadora


Chester Floyd Carlson foi um físico e inventor estadunidense. Destacou-se pela invenção da copiadora.


Xerografia deriva das palavras gregas "secar" e "escrever", e foi o termo selecionado para nomear o novo processo de cópia.


Gostou do artigo? Aproveite que está no Talk Data e veja os nossos outros conteúdos!


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page