
Designa-se por aviônica toda a eletrônica a bordo dos aviões. O termo provém de AVIation electrONICS (electrónica da aviação). Neste grupo de equipamento incluem-se os sistemas de navegação e comunicação, piloto automático, e os sistemas de controlo de voo.
Também são incluídos, por vezes, alguns sistemas eletrônicos a bordo não diretamente relacionados com a pilotagem, como sistemas de vídeo para passageiros.
Histórico
De fato, com o surgimento dos aviões nos anos de 1920, os mesmos não necessitavam de classificações para identificação de equipamentos e dispositivos, isso porque como os primeiros aviões estavam mais focados em desempenho do que de fato em tecnologia, não havia muito o que se determinar em termos de aviônica.
Já em 1937 ocorreu o primeiro voo de uma aeronave de transporte comercial com uma cabine pressurizada. Com passageiros a bordo, houve a necessidade de desenvolver instrumentação adequada de maneira que fosse garantida a segurança destes passageiros. Com isso, as novas aeronaves já vinham instaladas com diversos instrumentos de voo que faziam a medição das variáveis necessárias para garantir uma operação de voo segura.

Deve-se ressaltar que grande parte desse desenvolvimento e da evolução tão rápida deveu-se às duas grandes guerras do século XX. Isso acarretou em uma maior densidade do tráfego aéreo e, consequentemente, em uma grande quantidade de acidentes aéreo. A partir disso surgiu a necessidade de se regular a operação das aeronaves.
E para isso criou-se, em 1958, a FAA (Federal Aviation Administration) que regulamenta e faz o controle das normas aeronáuticas até hoje nos Estados Unidos e suas normas servem de referência para países de todo o mundo, inclusive o Brasil.
Classificação dos Instrumentos
Ao longo dos anos, para lidar com os complicados mecanismos que equipam um avião, tornou-se indispensável criar algo que medisse e indicasse com precisão certas condições físicas. Com isso, alguns grupos foram determinados:
Instrumentos de Voo - Os instrumentos de voo fornecem ao piloto as indicações necessárias para o controle do avião durante o voo.
Instrumentos de Navegação - Os instrumentos de navegação fornecem as informações e os recursos para navegação e orientação durante o voo.
Instrumentos do Motor - Os instrumentos do motor fornecem diretamente indicações em termos de temperatura, rotação, pressão, etc., das condições de funcionamento do mesmo.
Instrumentos Diversos - Para o grupo de instrumentos diversos, sua função no avião é avulsa, não pertencendo a nenhum dos principais sistemas que englobam as operações fundamentais de voo, navegação e desempenho do motor.
O Que Esperar do Futuro da Aviônica?
Ao que tudo indica, o futuro da aviação usará a tecnologia de ponta para criar aeronaves mais eficientes e soluções para o transporte aéreo. Novas empresas e startups estão apostando na inovação para transformar problemas e questões do mercado da aviação em um novo modelo.
Com essas iniciativas e avanços, aviônica tende a acompanhar essas evoluções, com o surgimento de tecnologias que deixaram as viagens mais tranquilas e seguras, seja para os passageiros bem como para o próprio piloto.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Fique por dentro do mundo da tecnologia aqui mesmo no Talk Data!
Comments