
Para falar sobre a invenção da internet como conhecemos hoje, voltamos lá para a década de 60 no auge da Guerra Fria. A partir de pesquisas militares, algumas universidades e institutos norte-americanos tiveram seus computadores interligados por meio da rede gerada pela ARPA (Advanced Research Projects Agency), a ARPANET, uma rede feita para compartilhar informações em caso de uma ofensiva nuclear agenciada pelos soviéticos.
Com o fim da Guerra Fria, houve a liberação do aumento e uso da internet para fins não-militares, a rede foi se desenvolvendo e se tornando cada vez mais abrangente, sendo na década de 80 ela enfim chegou em terras brasileiras.
Tipos de conexão de rede
Conexão discada
No Brasil, ainda é comum o uso de conexão discada para acessar a internet. Há quinze anos, essa situação era ainda mais comum, afinal, essa era a única forma de todo o país entrar na grande rede e ter conexão de rede. Basta um computador com fax modem, uma linha telefônica e um provedor de acesso e, segundos depois, acompanhado de um ruído que muitos acham irritante, você está online.
Os problemas dessa conexão são: instabilidade, lentidão (até 56,6 kbps), monopólio das linhas telefônicas e o preço. Esse que custava o preço de uma chamada telefônica, sendo cobrado por tempo de utilização.
Com a ampla disponibilidade da Internet de banda larga e de sua forte queda de preço nos últimos anos, dados do IBGE mostram que, em 2005, mais de 52% da população brasileira ainda utilizava conexão discada para acessar a Internet.
Banda larga
O desenvolvimento da Internet trouxe diversos avanços tecnológicos, como conexões de alta velocidade, que superam em muito as velocidades alcançadas por conexões discadas, sem certos inconvenientes, como linhas telefônicas ocupadas, que revolucionaram a conexão de rede.
xDSL
Depois da conexão de redes como a conhecemos, a tecnologia de conexão à internet de banda larga mais popular é xDSL (Digital Subscriber Line), que inclui a tecnologia ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line). Essa família de tecnologias utiliza linhas telefônicas, além de conexões dial-up, para se conectar a redes maiores em velocidades variáveis.
Para usá-lo, você precisa de um modem externo (com ou sem fio), uma linha telefônica e um sinal de sua operadora de telefonia fixa. Ao contrário do dial-up, você não paga por hora de acesso, mas uma taxa de sinal mensal, e pode acessar a internet a qualquer hora, em qualquer lugar sem ocupar uma linha telefônica para isso.
Essa conexão vem evoluindo e ganhando "novas versões" como ADSL2 e ADSL2+, que oferecem algumas melhorias de sinal e velocidade, podendo ser maiores e mais estáveis que o ADSL normal.
Rede Longa Distância Wan
A conexão de um computador e uma linha telefônica, feita por Lawrence Roberts e Thomas Merrill no ano de 1965, mudou o uso da internet. A WAN, uma rede que permitiria uma conexão a longo alcance e que nos conectou com pessoas de todo o planeta.
A definição técnica é simples, uma rede de longa distância (WAN) é um conjunto de redes locais (LANs) ou outras redes que se comunicam entre si. Uma WAN é basicamente uma “rede de redes”, sendo a internet a maior WAN do mundo.

Protocolo TCP/IP
TCP/IP é um anexo de protocolos e um padrão de comunicação de rede. Que serve para viabilizar a troca de informações entre ORIGEM e DESTINO.
Sua origem foi em 1974, quando Kahn e Vinton Cerf apresentaram a ideia de desenvolver um protocolo que responderia aos espaços de rede e disposição dos computadores. O protocolo visava à conversação entre as redes sem existir alterações na interface. Durante os anos 80, o protocolo IP já se tornava um serviço portador da Infraestrutura de Informação Global.
World Wide Web
World Wide Web (WWW), é um sistema de documentos arranjados na internet que possibilitam o ingresso às informações oferecidas na forma de hipertexto. Para obter acesso a essas informações usamos navegadores como o Internet Explorer e o Google Chrome.
Ao fim década de 80, Tim Berners-Lee estava criando a WWW, atuando como um sistema que difunde documentos HTTP, interconectando por navegadores web, com conexão pela internet.
A Evolução da Internet
Desde o ano 2000, temos múltiplas alternativas de serviços de internet, entre eles:
Via cabo: A conexão entre seu modem e o dispositivo que irá utilizar a internet se dá por meio de cabos de rede. O sinal da internet pode ser transmitido, por exemplo, por fibra óptica, desde as estações das provedoras até a sua residência.
Via satélite: Para a conexão existir, a operadora envia o sinal para o satélite que está fixo na órbita da terra e assim o mesmo repassa as informações novamente ao servidor.
Fibra Óptica: O termo fibra óptica surgiu em 1951 quando o holandês Heel e os ingleses Kapany e Hopkins inventaram fibras de vidro com revestimentos para conduzir luz e imagens, em um aparelho utilizado pela medicina.
A fibra óptica é conectada por um cabo de fibra até um poste telefônico, proporcionando uma velocidade maior do que qualquer outra de banda larga. O seu alcance é um pouco limitado, ocorrendo muitas vezes quedas na rede da sua casa, trabalho ou qualquer outro local que tenha Wi-Fi.

Primeiramente, as fibras ópticas eram usadas como guias de transmissão de sinais ópticos e atuavam entre distâncias curtas, pois ofereciam problemas como grande perda de luz na transmissão e produção de muito calor pelos lasers. Apesar disso, em meados dos anos 70, ocorreu um melhoramento expressivo das técnicas ópticas da época, tornando viável a monitoração de dados e a troca de informações a longas distâncias.
No Brasil, diversas cidades do nosso território já possuem a tecnologia, auxiliando corporações e pessoas a conseguir negócios em alta velocidade.
Internet Móvel
Inventada na década de 80, a inicial origem da internet móvel apontou o começo da mobilidade da comunicação. Na época, a tecnologia, que era analógica, tinha como missão viabilizar chamadas de voz por meio de um aparelho sem fio. A internet móvel já trouxe em sua bagagem a tecnologia 3G, 4G, assim como a 5G.
Um dos problemas é sua conexão limitada, já que logo que o usuário for usando os dados do celular, o pacote de dados diminui, de tal modo que é preciso aguardar até o outro mês para poder acessar a internet ao máximo.
Personalidades envolvidas com conexões de rede
Lawrence "Larry" G. Roberts foi um cientista da computação estadunidense. Recebeu o Prêmio Charles Stark Draper de 2001e o Prêmio Príncipe das Astúrias de 2002 "pelo desenvolvimento da Internet”.
Vinton Gray Cerf é um matemático e informático estadunidense. Referenciado como um dos fundadores da Internet, foi em 2005 vice-presidente e "Chief Internet-Evangelist" da Google.
Robert Elliot Kahn é um informático estadunidense. Foi laureado com o Prêmio Turing de 2004, juntamente com Vint Cerf, por desenvolverem o Transmission Control Protocol (TCP), atual transmissor de dados da Internet.
Curiosidades
Em 2006, a ONU declarou que o dia da Internet seria 17 de maio, data em que o Dia das Telecomunicações também é celebrado.
A sigla Wi-Fi é uma abreviatura de Wireless Fidelity, que quer dizer fidelidade sem fio, em português, e foi criada pela agência de marketing Interbrand. A preferência desse nome foi feita porque a internet Wi-Fi é um tipo de conexão que garante a fidelidade da comunicação, mesmo sem o uso de cabos.
Todos os aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas interferem na sua Wi-Fi. Micro-ondas, telefones sem fio, babás eletrônicas são exemplos desses eletrodomésticos. Então não posicione seu roteador ao lado desses equipamentos.
Se você assim como nós gosta de usar a internet, aproveite veja os nossos outros artigos sobre as maiores tecnoogias de todos os tempos!
Comments