
As redes sociais são as maiores ferramentas de comunicação da atualidade, todos nós nos comunicamos por meio de conversas de WhatsApp, Instagram e Facebook. Mas embora faça parte do nosso cotidiano, não sabemos muito bem como surgiram as redes sociais.
Em dezembro de 1995, foi lançada a primeira rede social da história, a Classmates. Essa rede foi feita para conectar ex-alunos de escolas e universidades, essa rede fornece acesso a anuários de turmas de 1920 até 1980. Essa rede servia para achar ex-colegas de classe, e adicioná-los, além de criar o seu próprio perfil.
No ano de 1997 era lançado o SixDegrees, que implementou tecnologias de conexão e criação de perfil bem mais aprimoradas que as da Classmates. Essa rede é baseada na teoria dos seis graus de separação, essa teoria diz que todas as pessoas do mundo podem ser interligadas por seis graus de amizade, ou seja, seis laços de amizade conectam você a algum famoso. Porém a falta de recursos, e as limitações de conexão da época, acabaram com a rede, tornando-a mais uma a cair no ostracismo.
Em 2002 foi criado o Friendster, e rapidamente se tornou uma rede social muito famosa. Tão famosa que a Google tentou comprá-la, entretanto após a recusa de seus administradores, a Google decidiu criar a sua própria rede social. Dessa forma um dos funcionários da Google, um engenheiro turco chamado Orkut Büyükkökten, criou a rede social: Orkut.
O Orkut foi lançado em janeiro de 2004 e se tornou um sucesso, justamente por ter vários sistemas de comunidade, e ainda contar com convites, que tornavam do Orkut um clube exclusivo.
Também inspirados pelo Friendster, Tom Anderson, Jon Hart e Chris DeWolfe, criaram o myspace no ano de 2003. Essa rede tinha por objetivo divulgar produções artísticas de pessoas verdadeiramente criativas que queriam um espaço para expor a sua arte. E como o Friendster sofria de problemas de lentidão, as pessoas começaram a migrar para o myspace. E apesar de o Orkut ter feito muito mais sucesso no Brasil, o myspace em 2006 ultrapassou o Google como site mais acessado dos Estados Unidos.
REDES SOCIAIS MODERNAS
No mesmo ano da criação do orkut, um jovem estudante de Harvard chamado Mark Zuckerberg, criou ao lado do brasileiro Eduardo Saverin, a rede social Facebook. Na época o Facebook seguia basicamente o modelo do falecido Classmates, e tinha como objetivo conectar os estudantes das universidades. No ano de 2008, o Facebook ultrapassou o myspace e se tornou a maior rede social do mundo.
No ano de 2005, era criado o youtube, a plataforma para as pessoas postarem vídeos. Essa plataforma focava muito mais em vídeos em si, do que comunicação direta como chats e conversas, dessa forma conquistou o interesse do público.
Em 2006 foi criado o Twitter, por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass, essa rede social se inspirou no SMS, porém com um método inovador, você mandava pequenas mensagens e opiniões para um monte de pessoas que te seguem. Basicamente o twitter se tornou um lugar de se comunicar em larga escala e dar opiniões.
Quatro anos depois, no ano de 2010, o brasileiro Michel Krieger e seu colega Kevin Systrom criaram o Instagram. Com o avanço da tecnologia dos smartphones, ficou muito fácil para todos tirarem fotos a qualquer momento, e foi a partir daí que surgiu o conceito do Instagram, que era um rede social exclusiva para o compartilhamento de fotos, o que fez com que ela ficasse popular.
NOVA ERA DAS REDES SOCIAIS
O Instagram se tornou tão popular, que em 2012 foi comprado por Mark Zuckerberg e hoje faz parte do grupo criado pelo mesmo em 2021 o Meta. O Meta é o novo nome dado para o grupo Facebook, que inclui o Instagram, o Facebook e o WhatsApp. E tem por objetivo inserir mais essas redes no mundo do metaverso, que é um mundo de experiências digitais.
E atualmente temos o TikTok que foi fundado em 2016, na China. Essa rede social visa vídeos curtos, diferente do youtube que são vídeos mais produzidos. O TikTok segue o conceito em vídeo que o instagram seguia para fotos, onde você não precisava ser um fotógrafo profissional para ter instagram, da mesma forma, você não precisa de vídeos super bem editados para o TikTok, como você precisaria para o Youtube.
O TikTok vem ganhando muita popularidade entre os jovens, justamente por possuir vídeos e músicas curtas e virais. Sendo assim é realmente um mistério quais serão as redes sociais do futuro, e qual será a próxima grande ideia neste setor, a nós basta apenas acompanhar e usufruir de tudo isso.
Comments