top of page

A Revolução do E-MAIL

Foto do escritor: Eder MirandaEder Miranda

Conheça a história do E-MAIL | TALKDATA

No ano de 1971, Ray Tomlinson, um programador do projeto ARPANET, que foi antecessor da internet, precisava se comunicar com os seus colegas de equipe de uma forma mais rápida e prática. Nesse contexto, ele criou um aplicativo de troca de mensagens, a primeira ferramenta de emails da história.


Dois anos após da criação de Tomlinson, em 1973, foram propostos padrões de envio e recebimento de emails e mensagens eletrônicas semelhantes. Logo após isso, na década de 80, surgiu a internet como conhecemos hoje, e com isso vários serviços que nós conhecemos de troca de mensagens via internet.



Em 1989, o FAX tinha se popularizado e muitos acreditavam que seria o fim do e-mail. Entretanto a internet avançava a largos passos e, no ano de 1996, o Hotmail disponibilizou para o público geral a criação de contas gratuitas.


Quase uma década depois, no dia primeiro de abril de 2004, foi lançado o Gmail, que também mudou a forma como todos viam o e-mail, justamente por ser gratuito e simples de se fazer. Essa criação começou a ser feita em 2001 por Paul Buchheit, um engenheiro da Google, que desde a ascensão do hotmail em 96, planejava trazer isso para o mundo da Google.



Em 2008, 92% do tráfego de e-mail era SPAM, isso começou a preocupar os provedores, que passaram a tomar atitudes reguladoras de SPAM, por meio de empresas e filtros que filtram esse tipo de e-mail. Essa investida valeu a pena, e no ano de 2016, o número caiu para 59% do tráfego. E hoje a Google garante que menos de 1% dos e-mails que chegam na caixa de entrada são de fato SPAM.


COMO O E-MAIL FUNCIONA?


Para a livre comunicação por e-mail, é preciso que existam dois servidores do e-mail, em que estejam hospedadas contas do remetente e do destinatário. Esses servidores vão buscar e traduzir os domínios de e-mail, por meio da DNS (Domain Name System). Dessa forma, por meio da conexão de internet, as máquinas de remetente e destinatário terão acesso a mensagem.



E-MAIL E AS NOVAS MENSAGENS DE TEXTO.


Hoje existem novas formas de mensagens de texto, como o WhatsApp e o Telegram. Então às vezes pode surgir a dúvida: Como o E-mail ainda está de pé? Bom, a resposta disso é bem simples, tudo depende da sua finalidade.


Para exemplificar, imagine o mundo empresarial e comercial, ambos asseguram uma confiança maior quando utilizam do e-mail para se comunicar. Por meio do e-mail nós podemos também ter acesso a serviços como a nuvem e manter uma organização de documentos e planilhas, e isso no mundo dos negócios faz total diferença.


Já as novas ferramentas de mensagem, são muito mais pessoais e voltadas para o dia a dia, amigos e família por exemplo. Basicamente, apesar de o e-mail e as ferramentas de mensagem instantânea parecerem concorrentes diretos, eles na verdade estão cada um em uma área específica e isso assegura a força do e-mail até hoje.



CURIOSIDADES:


O caractere @ (arroba) é amplamente utilizado e popularizado como característica de um endereço de e-mail. Ele é usado para representar um endereço exclusivo e geralmente consiste em um nome de usuário e um nome de domínio.


A primeira correspondência em massa ocorreu em 1978, quando Gary Thuerk enviou a cerca de 400 pessoas uma promoção de computador para a empresa em que trabalhava. Isso gerava muita receita para a empresa, mas também ficou conhecido como o primeiro SPAM, porque ele não tinha autorização para enviar e-mails para esses contatos.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page