
No ano de 1971, Ray Tomlinson, um programador do projeto ARPANET, que foi antecessor da internet, precisava se comunicar com os seus colegas de equipe de uma forma mais rápida e prática. Nesse contexto, ele criou um aplicativo de troca de mensagens, a primeira ferramenta de emails da história.
Dois anos após da criação de Tomlinson, em 1973, foram propostos padrões de envio e recebimento de emails e mensagens eletrônicas semelhantes. Logo após isso, na década de 80, surgiu a internet como conhecemos hoje, e com isso vários serviços que nós conhecemos de troca de mensagens via internet.
Em 1989, o FAX tinha se popularizado e muitos acreditavam que seria o fim do e-mail. Entretanto a internet avançava a largos passos e, no ano de 1996, o Hotmail disponibilizou para o público geral a criação de contas gratuitas.
Quase uma década depois, no dia primeiro de abril de 2004, foi lançado o Gmail, que também mudou a forma como todos viam o e-mail, justamente por ser gratuito e simples de se fazer. Essa criação começou a ser feita em 2001 por Paul Buchheit, um engenheiro da Google, que desde a ascensão do hotmail em 96, planejava trazer isso para o mundo da Google.
Em 2008, 92% do tráfego de e-mail era SPAM, isso começou a preocupar os provedores, que passaram a tomar atitudes reguladoras de SPAM, por meio de empresas e filtros que filtram esse tipo de e-mail. Essa investida valeu a pena, e no ano de 2016, o número caiu para 59% do tráfego. E hoje a Google garante que menos de 1% dos e-mails que chegam na caixa de entrada são de fato SPAM.
COMO O E-MAIL FUNCIONA?
Para a livre comunicação por e-mail, é preciso que existam dois servidores do e-mail, em que estejam hospedadas contas do remetente e do destinatário. Esses servidores vão buscar e traduzir os domínios de e-mail, por meio da DNS (Domain Name System). Dessa forma, por meio da conexão de internet, as máquinas de remetente e destinatário terão acesso a mensagem.
E-MAIL E AS NOVAS MENSAGENS DE TEXTO.
Hoje existem novas formas de mensagens de texto, como o WhatsApp e o Telegram. Então às vezes pode surgir a dúvida: Como o E-mail ainda está de pé? Bom, a resposta disso é bem simples, tudo depende da sua finalidade.
Para exemplificar, imagine o mundo empresarial e comercial, ambos asseguram uma confiança maior quando utilizam do e-mail para se comunicar. Por meio do e-mail nós podemos também ter acesso a serviços como a nuvem e manter uma organização de documentos e planilhas, e isso no mundo dos negócios faz total diferença.
Já as novas ferramentas de mensagem, são muito mais pessoais e voltadas para o dia a dia, amigos e família por exemplo. Basicamente, apesar de o e-mail e as ferramentas de mensagem instantânea parecerem concorrentes diretos, eles na verdade estão cada um em uma área específica e isso assegura a força do e-mail até hoje.
CURIOSIDADES:
O caractere @ (arroba) é amplamente utilizado e popularizado como característica de um endereço de e-mail. Ele é usado para representar um endereço exclusivo e geralmente consiste em um nome de usuário e um nome de domínio.
A primeira correspondência em massa ocorreu em 1978, quando Gary Thuerk enviou a cerca de 400 pessoas uma promoção de computador para a empresa em que trabalhava. Isso gerava muita receita para a empresa, mas também ficou conhecido como o primeiro SPAM, porque ele não tinha autorização para enviar e-mails para esses contatos.
Comments